Um Pouco da História de Mozarlândia
Na área que hoje pertence ao município de Mozarlândia, setor conhecido por “Campos” (cerrado), no local denominado Pouso Alto, se instalava com a família, o senhor Jose Camelo, isto ainda na década de 30.
Na década de 40 mais famílias foram chegando. Zé Baiano, Emiliano Gomes, Família Assis, João Batistiano, Famílias Leite, Chagas Guedes, Dédio de Brito e muitas outras.
E primordial ressaltar que em maior ou menor grau, foram estas e outras famílias e seus descendentes, que na época de se fazer a mediação das terras para a nova povoação que iria surgir do serrado virgem, no seio da terra onde hoje se situa o município de Mozarlândia, deram apoio decisivo ao Agrimensor Mozar Andrade Mota no ano se 1953, dando-lhe socorro e apoio em momentos de escassez de alimentos, e outras dificuldades.
Com a entrada do Agrimensor do Estado na região, surgiu o povoado que recebeu o nome de Barreirinho.
Vila esta que rapidamente foi crescendo, pois recebia de braços abertos a todos que aqui vinham acalentar o sonho do progresso, e um porvir melhor para si e para seus familiares.
O primeiro morador foi Lazaro Crispim.
Situado no vale do Araguaia, entre os rios do Peixe e o Rio Tesouras, já em 30 de janeiro de 1958, o vereador Joy Martins, Através da Lei Municipal N° 245, assinada pelo então prefeito da cidade de Goiás, Brasil Ramos Caiado elevava o povoado a condição de Distrito: Barreirinho.
O então distrito continuava a crescer.
Mozar Andrade Mota distribuía lotes aos pertencentes e os fazendeiros que também contribuíam, com a mão de obra, fazendo compras no comercio local, e também construindo no loteamento que se mostrava promissor.
Com o continuo crescimento do distrito Barreirinho e conseqüentemente de eleitores conseguiram eleger dois vereadores Clovis de Abreu e João Leite.
O tempo foi passando e foram surgindo o hospital, colégios, oficinas, lojas... Enfim todo o comercio como um todo crescia e se tornava forte.
Nigel Guido Spenciere, na época Deputado Estadual, entrou com um projeto na Câmara, que aprovou, e o então governador Mauro Borges Teixeira, aos 23 de outubro de 1963, assinou a Lei Estadual N° 4.702, elevando o distrito de Barreirinho à categoria de Município
Nascia então o Município de Mozarlândia.
|
Dados
Mozarlândia ficado situado no vale do Rio Araguaia, 300 quilômetros do capital de estado, Goiânia, e é servido pelas estradas GO-164 e GO-334.
À distância a Goiânia é 313 quilômetros. As conexões da estrada são feitas por GO-070, GO-164, GO-347.
Dá forma a seu limite do norte com a cidade de Nova Crixás; seu limite ocidental com Aruanã; seu limite do sul com Araguapaz; e seu limite oriental com Crixás.
Os principais rios que banham a cidade são o Rio Tesouras e Rio do Peixe, além dos córregos, Alagadinho, Alagado, São João, Fogueira, Barreirinho, Gato, Lagoinha, Buriti, Manoel e Muquém. Por causa da topografia lisa perto dos rios principais, há os lugares que têm uma formação rica de lago que são: Landi, Lolito, Pedra, Correia, da Onça, da Mãe, Redondo, Cabaça e muitos outros. As montanhas que nos cercam são Constantino, Pimenta, Alto de Pouso, Jiripoca, Tombador e Bananal e os montes de São João e de Engano.